150 ANOS DE SANTOS DUMONT

Panteão da Pátria sedia lançamento de livro que homenageia Santos Dumont

Sede do evento foi o local onde o Pai da Aviação teve seu nome incluído no Livro de Aço dos Heróis Nacionais
Publicada em: 21/07/2023 14:11
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Mônica Lopes
Edição: Agência Força Aérea

Foi realizado, nessa quinta-feira (20/07), em Brasília (DF), o lançamento do livro "Nos Céus de Paris: o romance da vida de Santos Dumont”. O evento aconteceu no Panteão da Pátria, local onde, em 2006, o Pai da Aviação teve seu nome incluído no Livro de Aço dos Heróis Nacionais.

Obra do escritor gaúcho Alcy Cheuiche, membro da Academia Rio-Grandense de Letras, “Nos Céus de Paris” conta a história da vida de Santos Dumont, com seus sonhos e suas conquistas. "Lançar o livro comemorativo no Panteão da Pátria, no dia em que Santos Dumont comemoraria seus 150 anos foi muito significativo. Temos que ser os primeiros a cultivar a memória de Santos Dumont, não só como brasileiro, mas como um dos mais importantes cidadãos que até hoje nós tivemos. Sinto-me honrado em ser porta-voz da história desse herói nacional”, destacou o autor.

A cerimônia foi prestigiada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, entre outras autoridades civis e militares, que foram recebidos pela Presidente da Aliança das Mulheres que Amam Brasília (AMA Brasília), Cosete Ramos, organizadora do evento.

A Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), Coronel Mônica de Mesquita Miranda, participou do lançamento e comentou sobre o altruísmo do Pai da Aviação. “Santos Dumont foi um prodígio e merece todas as homenagens. Além disso, ele era dado a ajudar. E a gente sente que toda a iniciativa que ele teve foi para ajudar o próximo”, lembrou.

O Comandante da Aeronáutica também citou essa característica do homenageado. “Quando fazia fraternidade, ele estava dizendo pro mundo que aquilo que ele faria, faria em prol da vida. Hoje nós tivemos na nossa cerimônia o exemplo de uma senhora que já tem um coração transplantado batendo há 10 anos. Tudo isso é fruto e obra do nosso querido, eterno e amado Santos Dumont”, pontuou o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno.

Na ocasião, o Centro de Ensino Fundamental Comissão de Administração do Sistema Educacional de Brasília (CEF CASEB), primeira escola fundada na capital federal, e o Centro de Ensino Fundamental (CEF) Santos Dumont homenagearam o Pai da Aviação com apresentações de peças e poesia, além da mostra de objetos voadores em origami, confeccionados pelos alunos. “É com imensa alegria que estamos aqui hoje para comemorar e homenagear os 150 anos do nosso Pai da Aviação. Nossos alunos ensaiaram bastante e se dedicaram para este momento especial”, disse a Vice-Diretora do CEF CASEB, Andréia Silva Costa.

Para a Vice-Diretora do CEF Santos Dumont, Sandra Lúcia Mendes Barbosa da Silva, é motivo de muita alegria participar do evento com os alunos. “Eles ficaram bastante animados com a oportunidade”, contou.

Fotos: Sargento P. Silva / CECOMSAER

imagens/original/45911/230720PSI4840_Luan_Silva.jpg
imagens/original/45911/230720PSI4851_Luan_Silva.jpg
imagens/original/45911/livro_pd.JPG